fbpx Skip to main content

O universo da programação tem crescido cada dia mais e se tornando cada vez mais popular, porém, existem muitos fatos curiosos sobre isso que os profissionais desconhecem. Por isso, o post de hoje é para te contar 5 curiosidades históricas que você provavelmente não sabia sobre a programação! 

 

1 – Foi uma mulher que inventou a programação:

Sendo uma das áreas mais conceituadas da tecnologia, a programação foi criada por Ada Lovelace, em 1833, enquanto atuava como auxiliar de Charles Babbage no processo de construção da máquina analítica. Na época, muitos não deram a devida seriedade para que havia surgido e foi somente na década de 40 e 50, com o aparecimento de Alan Turing, que o mundo reconheceu a importância de Ada Lovelace para a tecnologia. 

 

2 – A primeira linguagem de programação:

Você sabia que a primeira linguagem de programação também foi inventada por uma mulher? Trata-se da linguagem B-0, conhecida como FLOW-MATIC, desenvolvida pela almirante dos EUA, Grace Hopper, enquanto trabalhava no projeto UNIVAC I (Universal Automatic Computer), o primeiro computador comercial do mundo!

 

3 – Número de linguagens existentes:

Até o momento, ainda não é possível precisar o número de linguagens de programação existentes, pois enquanto algumas vão caindo em desuso, outras vão conquistando seu espaço no mercado. Se procurarmos por uma lista, provavelmente iremos encontrar cerca de 40 ou 50, mas estima-se que, ao todo, existam cerca de 1150 linguagens desenvolvidas. 

 

4 – Não existem códigos idênticos:

O processo de codificação engloba um conjunto de medidas que envolvem experiência, planejamento, criatividade e raciocínio, ou seja, requisitos da individualidade humana. E isso explica o fato de existirem diversos programas desenvolvidos com o mesmo objetivo e atribuídos da mesma linguagem, que são mais rápidos, eficientes, atraentes e leves, que outros. Ou seja, dois ou mais programadores podem escrever o mesmo software, mas seus códigos jamais serão idênticos! 

 

5 – O termo “bug”:

Usado para definir uma falha no sistema, o termo foi criado em 9 de setembro de 1945 por Grace Hopper, enquanto tentava encontrar um erro no computador Harvard Mark II. Ela descobriu que o erro havia sido causado por um inseto (bug, em inglês) que, atraído pelas luzes do interior da máquina, provocou um mau funcionamento do sistema. Desde então, o termo “bug” passou a ser sinônimo de problemas imprevisíveis da informática. 

 

E você, já conhecia todos esses fatos históricos? Fique de olho por aqui que haverão mais curiosidades como estas por aqui! 

Procurando Curso de Programação Online?

 

Conheça o curso de Desenvolvedor Full Stack da Fullture! Somos uma escola focada em desenvolver os profissionais que o Brasil (e o mundo) precisa, estabelecendo uma ponte entre profissionais e empresas.

Como uma escola de profissões do futuro, preparamos profissionais para o futuro do trabalho, através de um ecossistema de capacitação focado nas demandas de hoje e de amanhã.

curso de programação

Leave a Reply